2015
Salvador, Brasil

Governo Brasileiro optou por uma parceria público-privada para reforma, ampliação e modernização do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, a ser administrado pela iniciativa privada. A Secretaria de Aviação Civil considerou vencedor do chamamento público, o Consórcio Aéreo Brasil - o qual a Fernandes faz parte - e seus estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, que embasariam a seguir as concessões para expansão, exploração e manutenção dos terminais.

  • Cliente:

    Secretaria De Aviação Civil (Sac)

  • Consórcio Aéreo Brasil:

    Verax Consultoria e Projetos Ltda., Empresa Brasileira de Engenharia de Infraestrutura Ltda., Fernandes Arquitetos Assoc

Questões estruturais no âmbito geral do Plano Diretor da Infraero, foram consideradas, como o fato de que se tenham duas pistas para pouso e decolagem, a principal de 3.000m, e a segunda pista nova de 2.400m, localizadas em paralelo e operando de forma independente. O projeto prevê uma duplicação do espaço do TPS - Terminal de Passageiros, que teria capacidade para até 36 milhões de embarques e desembarques, e um aumento da área total do aeroporto em mais 3.800km² sobre os então 4.811km². Entre a área do terminal existente e a área a ser construída para atendimento da demanda futura, será necessário adicionar aproximadamente 80.000m² de área construída a um terminal de cerca de 65.000m². Mantém-se uma lógica constante, de única solução arquitetônica, o que permite a sua expansão e adaptação frente às diversas realidades de tempo, demanda e metodologia construtiva.

Ficha técnica

  • Área Construída:

    154.300,00m²

  • Área Terreno:

    10.830.263,00m²

  • Serviços Prestados:

    Estudo De Viabilidade - Reforma, Ampliação E Modernização