
2019
São Paulo/SP
Praça Pick-Up situada na laje superior do Edifício Garagem do Aeroporto de Congonhas que será composta por uma nova via com 4 faixas exclusivas para veículos de aplicativos, conectadas ao sistema viário existente por meio de duas rampas de entrada e saída. O projeto da nova via atende uma capacidade três vezes maior que o volume atual de veículos de aplicativos realizando pick ups.


O projeto “Praça Pick-Up” vai além da melhoria do serviço para usuários de aplicativos, cria um novo espaço de interação vivo e dinâmico e também potencializa a experiência dos usuários do aeroporto criando um grande fluxo de passagem e permanência. Para tal, o projeto contempla um trajeto coberto, com espaços de serviços, estar e lazer. Uma das premissas do projeto, foi manter a visibilidade em relação ao terminal, tanto para quem olha a partir da praça, quanto para quem olha do terminal, não criando barreiras ou volumes que interfiram na paisagem e no contexto original, assim como manter o cinturão verde consolidado ao longo do perímetro da edificação do Edifício Garagem. O projeto demonstra respeito à escala arquitetônica e conservação do contexto existente no entorno do terminal, garantindo a manutenção da percepção dos usuários em relação a paisagem existente.






Saindo do TPS, o percurso do usuário em direção ao pick-up tem seu início marcado pela demarcação da paginação do piso “fulget” em faixas, já na passarela de conexão. As cores que marcam esta circulação fazem referência as formas orgânicas da cobertura da praça e desempenham também a função de organizar e direcionar os diversos fluxos tanto no sentido do pick-up quanto as áreas de maior permanência da praça, definindo e diferenciando um determinado ambiente ou percurso.












Ficha técnica
- Cliente:
Inframérica / Estapar
- Área Construída:
4.830,43m²
- Serviços Fornecidos:
Projeto De Arquitetura