2013
São Paulo, Brasil

Projeto Básico da Estação Nova Manchester. A Estação Nova Manchester está situada no quarteirão compreendido entre a Av. Conselheiro Carrão e as ruas Engenheiro Pegado e Av. Guilherme Giorgi, ocupando uma área aproximada de meio quarteirão. O entorno da estação é variado, abrigando residências unifamiliares junto à Rua Engenheiro Pegado, e edifícios de serviço e comércio.

Essa estação subterrânea se localiza no primeiro trecho da extensão, entre as estações Vila Prudente, atual parada final da linha, e Penha, onde é feita a conexão com a Linha 3 - Vermelha. A estação é projetada em vala com larguras distintas ao longo do corpo principal da estação. As plataformas em curva foram concebidas em estrutura mista (concreto e metálica) e os acesso secundário e acesso principal, incluindo o Hall de bilheterias, em concreto, já o edifício de Salas Técnicas foi projetado em método convencional (alvenaria e concreto). Procurou-se favorecer ao máximo a ventilação e entrada de luz natural, através de grandes fendas no piso. Na praça onde está localizado o edifício de Salas Técnicas e Base de Manutenção e o corpo principal da estação, foram projetadas duas vias para fretados - transporte coletivo privado - com acesso pela Av. Comendador Martinelli e saída pela Av. Santa Marina.

Ficha técnica

  • Área Construída:

    14.481,52m²

  • Área Terreno:

    7.537,82m²

  • Serviços Prestados:

    Arquitetura