2012
Fortaleza/Ceará - Brasil
Projeto para o METROFOR - Metrô de Fortaleza, com nove estações da Linha Parangaba–Mucuripe que tem seu traçado em superfície. Este ramal contempla três tipologias principais.
- Cliente
Companhia cearense de transporte metropolitano / MWH Brasil
A Estação Papicu, de tipologia de superfície, recebeu a solução em passarela com acesso através de mezanino, por estar em ligação com o Terminal de Ônibus de Papicu e conexão com a futura estação Leste.
A Estação Parangaba, ligação com a Linha Sul, é uma estação elevada, de características arquitetônicas diferentes da estação atual - em concreto e com as plataformas de embarque nas laterais - é moderna, com materiais que possibilitam transparência e sensação de leveza. A cobertura e o seu envoltório são formados por pórticos metálicos, que servem de suporte e sustentam um sistema de brise-soleils, também metálicos, que filtram a entrada de luz na plataforma, e uma telha industrial com isolamento térmico.
As demais estações, são estações de superfície, e a fim de obter uma redução nos custos de implantação e amortecer a problemática da desapropriação, o acesso é direto em nível. Todas as estações propostas, destacam-se por favorecer o aproveitamento da luminosidade natural da cidade e contar com materiais que amenizam os impactos das altas temperaturas locais.
Ficha técnica
- Área Construída:
10.608,00m²
- Serviços Prestados:
Arquitetura
- Imagem E Edição (video Galeria Da Arquitetura):
Luiz Guilherme Santos
- Entrevista (video Galeria Da Arquitetura):
Giullia Souza