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2010
Manaus/Amazônia - Brasil
Linha projetada pela PwC - PricewaterhouseCoopers e EBEI Engenharia, para o Governo do Amazonas. O projeto arquitetônico visa preparar e adequar a cidade ao programa de mobilidade urbana para a Copa do Mundo da FIFA 2014, em que foi uma das 12 cidades-sede.
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O Monotrilho é um tipo de metrô de superfície que trafega em via exclusiva suspensa por vigas. A expectativa é que o projeto sirva de meio de transporte para cerca de 202 mil passageiros por dia e reduza o tempo de percurso em até uma hora, comparando aos mesmos trajetos feitos de ônibus. Por ser uma estrutura que exige pouca intervenção urbana, prevê poucas desapropriações. A implantação das estações foi definida em pontos estratégicos de integração, por exemplo, com terminais rodoviários existentes nas estações Constantino Nery, Santos Dumont, Cidade Nova e Jorge Teixeira e com a Arena da Amazônia. Isso permitirá que o sistema bimodal – Monotrilho e BRT (Transporte Rápido por Ônibus) - atenda às demandas de transporte público de Manaus, interligando a zona leste da cidade, no eixo Av. Camapuã/Av. Noel Nutels, com interligação na Cidade Nova e prosseguindo pelas Avenidas Max Teixeira e Constantino Nery até o centro histórico. O projeto das nove estações, tem como partido uma estrutura de lajes para as plataformas e mezaninos, elevadas sobre pilares centrais localizados no canteiro central das avenidas. Nos mezaninos, estão as bilheterias, salas operacionais e conexões com as passarelas elevadas que passam sobre as avenidas e interligam a estação a seus edifícios de acesso.
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Ficha técnica
- Área Construída:
32.400,00m²
- Área Terreno:
64.200,00m²
- Serviços Prestados:
Arquitetura