Noticias

Escritório de arquitetura expõe seus principais projetos no estande da Built By Brazil

A 26a edição do MIPIM – “The world’s leading property market”, prometia ser positiva e, de modo geral, foi ativa e favorável aos expositores. O evento que aconteceu entre 10 e 13 de março, em Cannes, na França, teve participação expositiva da Fernandes Arquitetos Associados no estande da Built By Brazil com mais cinco dos principais escritórios de arquitetura do país. Essa participação no maior evento mundial do setor imobiliário, o qual, segundo os organizadores reuniu cerca de 21.000 participantes nessa edição, de 90 países, incluindo 4500 investidores, é fundamental para os objetivos do Brasil que pretende ampliar a exportação de produtos e serviços e aumentar a representatividade no exterior.

É a segunda vez que a Fernandes Arquitetos participa do MIPIM, sendo que a primeira vez, em 2013, a experiência não envolveu muita participação. Dessa vez, em 2015, o escritório foi convidado a compor a delegação brasileira da Built By Brazil e os dois arquitetos titulares Daniel Hopf Fernandes e Luis Henrique de Lima estiveram presentes. Com conhecimento da feira, eles sabiam que estariam preparados para apresentar seu portfólio de maneira estratégica. “Pudemos de fato focar mais na busca por oportunidades de negócio e principalmente nas conversas com os promotores dos projetos e cidades, conhecendo como funciona cada mercado e país, as possíveis formas de acesso ao mercado externo, desafios e também como estes países, cidades e empresas se posicionam na feira, como são formadas as estratégias entre o público e o privado para um melhor resultado conjunto”, afirma o arquiteto Daniel Fernandes.

O escritório paulistano, fundado por Daniel, levou para Cannes sua vasta experiência nos mais diversos segmentos do mercado, destacando seus projetos de Real Estate, os premiados projetos Arena Pernambuco e Maracanã, além do retrofit do Aeroporto de Guarulhos (GRU/SP), o projeto do Aeroporto Internacional de Nacala, em Moçambique, inaugurado em dezembro de 2014, e os projetos Parque Capivari (Campos do Jordão/SP) e Hospital Regional de Caraguatatuba (SP).

Um dos principais objetivos do MIPIM em 2015 era estar mais do que nunca na vanguarda das novas tendências do mercado imobiliário, olhando para as perspectivas da indústria do imobiliário para os próximos anos. Segundo Daniel Fernandes, considerando que foi a primeira experiência do grupo, os resultados, em suma, foram positivos e superaram expectativas. Além do valioso conhecimento adquirido, a experiência permite que o escritório de agora em diante planeje e pense melhor no formato das participações futuras, melhorias e mudanças necessárias e alternativas para fortalecer o grupo.

“Uma das lições aprendidas é que o MIPIM é mais desafiante quando encarado individualmente, quase que nos obrigando a agir de forma conjunta, em grupo, tirando partido da coletividade e agregando os diferentes agentes da cadeia produtiva. Do arquiteto ao investidor e passando pela ação institucional dos governos que são a base de fundo para a credibilidade e atração dos diferentes olhares que existem no MIPIM”, conclui o arquiteto Daniel Fernandes.