Mais que Arenas Esportivas
A resposta para a pergunta: “Qual é a finalidade de um estádio?”, em um primeiro momento, parece óbvia: o uso desportivo, sobretudo para partidas de futebol. É com esse objetivo inicial que estão sendo tocadas, por exemplo, as obras de construção ou revitalização das arenas que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
A Fernandes, porém, enxerga um “horizonte mais amplo” em sua concepção de projetos para arenas e outros espaços esportivos. Sem deixar de lado a finalidade primeira de receber jogos, competições e outros eventos próprios do segmento desportivo, trabalhamos com o conceito de arenas e ambientes “multiuso”, desenvolvidos para ampliar a capacidade rentável do empreendimento.
Um estádio novo ou modernizado, com a infraestrutura adequada, pode atrair o interesse de organizadores de outros tipos de eventos, como shows, festivais, reuniões comerciais ou religiosas, feiras, congressos, entre outros. E quando integrados a um plano urbanístico e administrativo, ajudam no desenvolvimento de uma região e na inserção social.
Dessa forma, projetos como o do Maracanã, Arena Pernambuco e outros elaborados pela Fernandes no segmento de esporte, geram novas oportunidades de negócios e integração econômica.