2016
Florianópolis, Brasil

O sistema de transportes BRT (Bus Rapid Transit) permite um legado importante ao reduzir as distâncias entre as cidades de Florianópolis, Palhoça, Biguaçu e São José, suas áreas centrais e residenciais na região metropolitana. As estações são conformadas como estações de metrô, são acessíveis, com portas automáticas, comunicação visual sinalizando local de parada de cada linha e painéis sinalizando aos usuários, o horário de chegada do próximo ônibus.

Por se tratar de um sistema de transporte expresso, suas vias são segregadas do tráfego normal, isso resulta em estações implantadas nos canteiros centrais das vias de embarque e desembarque rápido e em nível. A estrutura da estação foi pensada para ser de fácil montagem, com perfis estruturais leves e pré-fabricados trazendo velocidade para a montagem e redução de perdas de materiais. O fechamento idealizado em chapa perfurada, permite além da passagem de luz natural, um sombreamento e uma ventilação natural. O uso de painéis fotovoltaicos minimiza o custo energético ao longo do tempo. Funcionalmente a estação é flexível para qualquer tipo de veículo, com a previsão inicial para ônibus articulado com capacidade de 180 passageiros e podendo receber ônibus de até 270 passageiros, ou seja, ampliando a capacidade do sistema como um todo sem a necessidade de novos investimentos e obras com o crescimento da demanda ao longo do tempo.

Ficha técnica

  • Total:

    67 Estações E 7 Terminais

  • Serviços Prestados:

    Estudo De Viabilidade