2013
Rio de Janeiro, Brasil

A iniciativa do Museu do Amanhã faz parte da maior operação urbana consorciada do país – o Porto Maravilha - amplo programa de requalificação e reurbanização da "Região Portuária", o Píer Mauá, promovido pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, com apoio dos governos estadual e federal, e da Fundação Roberto Marinho, instituição privada pertencente ao Grupo Globo. Localizado em meio a uma grande área verde de 30.000m², com jardins, espelhos d’água, ciclovia e área de lazer, o projeto prevê um novo padrão de qualidade aos serviços urbanos, como a implementação da coleta seletiva de lixo, iluminação pública eficiente, transporte, meio ambiente, além de melhoria das condições habitacionais da região.

  • Prêmio

    MIPIM Award 2017 - "Best Innovative Green Building" (Cannes - France) International Market of Property Professionals

  • Certificação

    LEED® - GOLD (Liderança em Energia e Projeto Ambiental) - GBC

O Museu do Amanhã tem projeto de autoria do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, e Projeto Executivo e Coordenação dos Projetos Complementares, Compatibilização e Detalhamento, todos realizados em tempo recorde pela Fernandes Arquitetos, que coordenou mais de 50 disciplinas inserindo a tecnologia BIM na obra.

O prédio de arquitetura sustentável é um espaço dedicado às Ciências, um ambiente de experiências no qual se pretende explorar as variedades do amanhã nos campos da matéria, da vida e do pensamento, proporcionando o debate de diversas questões ambientais, sociais e climáticas.

Certificação LEED® - GOLD (Leadership in Energy and Environmental Design) - GBC Foi o primeiro museu brasileiro a obter este reconhecimento no segundo mais alto nível de classificação.

Ficha técnica

  • Área Construída:

    16.660,75m²

  • Área Terreno:

    35.393,23m²

  • Serviços Prestados:

    Projeto Executivo / Coordenação Projetos Complementares

  • Arquiteura:

    Santiago Calatrava