2011
Nacala, Moçambique
Além de atender a demanda do continente africano, o novo aeroporto da Província de Nampula, usufrui da sua privilegiada localização geográfica, fortalecendo seu desempenho como importante centro logístico global envolvendo não só o transporte aéreo, mas também o marítimo, o rodoviário e o ferroviário. Um marco para a cidade e para um país em desenvolvimento - onde há raras edificações desse porte - no valor estratégico e no seu papel transformador.
- Prêmio
African Property Awards - “Best Public Service Architecture”
2015-2016
O principal desafio e condição essencial desse projeto foi idealizar uma estrutura enxuta capaz de atender as demandas de um aeroporto internacional. Um terminal de passageiros concebido para ser o segundo maior do país, com quase 27.000m².
O partido foi analisar a ampliação futura de áreas-chave, como embarque e desembarque, e a possibilidade da construção de um conector e pontes de embarque, sem a descaracterização do projeto original e com menor impacto possível nas operações de passageiros, permitindo um fluxo de passageiros rápido e eficiente por meio do complexo estruturado em um único andar. A divisão espacial geral é distribuída em 4 grandes áreas: Check-in (saguão), Área de Embarque, Área de Desembarque e Mezanino, abrangendo as salas de apoio a cada setor. O complexo também será composto por: Terminal de Carga, Torre de Controle, Edifícios de Manutenção e Equipamentos de Pista e Edifício do Corpo de Bombeiros.
Imagens renderizadas do projetos.
Ficha técnica
- Serviços Prestados
Arquitetura
- Área De Intervenção
11.512.312,00 M²
- Área Total
26.086,00 M²