News

GRU Airport inaugura com Retrofit assinado por Fernandes Arquitetos

Retrofit GRU SP

O escritório de arquitetura Fernandes Arquitetos Associados, em consórcio com a empresa EBEI Engenharia, é o responsável pelo Projeto Executivo do Retrofit do Terminal 2 (antigo Terminais 1 e 2) do maior aeroporto do país – Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos. O principal objetivo é fazer com que o Terminal 2 – com mais de 30 anos de existência – alcance um padrão próximo ao do Terminal 3, inaugurado no 1º semestre de 2014, inspirado na estrutura dos melhores aeroportos do mundo, e com as mais inovadoras tecnologias e equipamentos.

Com o Terminal 3 acomodando grande parte do fluxo internacional, o antigo Finger 1 passa a ser apenas doméstico e o antigo Finger 2 tem o seu fluxo dividido entre Doméstico e Internacional, fazendo também a conexão com o T3. O projeto prevê ampliar a infraestrutura aeroportuária, agilizando o fluxo de passageiros, reaproveitando áreas com baixo uso e melhorando o nível de serviço oferecido aos usuários.

Retrofit GRU SP

CONCEITO DO PROJETO:

Foram cinco as principais soluções criativas para melhorar a eficiência, o desenho funcional e o conforto do Terminal 2, criando uma nova linguagem arquitetônica e de ambientes, com a criação de um conceito comercial capaz de atrair marcas com forte identidade e de uma oferta de serviços dignos das maiores plataformas aeroportuárias mundiais:

Melhor iluminação e ambientação que traga modernidade, aconchego, qualidade e simplicidade através do uso de materiais;

Facilidade natural de fluxo, compreensão da circulação dos passageiros, fazendo uso de tetos, pisos e cores;

Oferecer um ambiente tranquilo, o retorno do conforto, com novas vistas desobstruídas e novas perspectivas. Trazer luz natural, água, vegetação e serviços;

Criar uma verdadeira “Avenida Shopping GRU”, com lojas concentradas para o melhor negócio. Trazer modernidade e qualidade a partir de novas lojas e fachadas;

Concentração de F&B (Food & Beverage) para criar verdadeiras praças de alimentação.

Retrofit GRU SP

Entre as soluções sustentáveis contempladas no projeto do Retrofit, destaca-se o conceito de Arquitetura Bioclimática. Com base em aspectos arquitetônicos do edifício existente, foram considerados os fechamentos em vidro, que favorecem o aproveitamento da iluminação natural, a transparência e contato visual com o ambiente externo, reduzindo assim, o consumo de energia. Além disso, foram considerados os aspectos de conforto térmico e acústico, de forma a minimizar as cargas térmicas no projeto de climatização. E, por fim, outras soluções que também contribuem para a redução do consumo de energia elétrica no Terminal são as lâmpadas de baixo consumo, sensores de presença e fotocélulas.