2009
Rio de Janeiro, Brasil
Um dos maiores ícones da História do Futebol, o Estádio Jornalista Mário Filho - o Maracanã, passou por um projeto de ‘retrofit’ para a Copa do Mundo FIFA 2014. O conceito principal do projeto foi a modernização das estruturas, preservando as características marcantes do estádio que é protegido pelo patrimônio histórico. A Fernandes Arquitetos também foi contemplada com um importante prêmio no segmento: o “Architectural Review Future Project Awards 2013” – categoria “Retrofit”, pela autoria do projeto do Maracanã.
- Prêmio
Architectural Review Future Project Awards 2013
- Certificação
LEED® - Silver
A fachada foi mantida, o que fez com que o Maracanã permanecesse praticamente intacto por fora. No seu interior, uma nova cobertura foi construída e se destaca por não trazer impactos visuais, através do sistema de cabos e membranas que permitiu de forma leve vencer os quase 60m de vão.
O projeto contemplou a reutilização da água drenada do telhado do estádio e um sistema de drenagem, o que gera uma economia de 45% da água utilizada na manutenção do campo, novos sistemas elétricos e hidráulicos, além de painéis fotovoltaicos instalados no telhado para recolher a energia solar e aquecer a água dos banheiros e vestiários. Consequentemente, em relação à sustentabilidade, o projeto conquistou a Certificação LEED® -“Silver”.
As arquibancadas e outras instalações de serviços foram reformuladas para atender os novos padrões e exigências. A área construída, que era de 86 mil m², foi ampliada, e hoje tem aproximadamente 160 mil m².
Imagens renderizadas do projeto.
Ficha técnica
- Ano Do Projeto:
2010 - 2012
- Ano Da Obra:
2010 - 2013
- Área Construída:
143.645,00 M2
- Capacidade:
79.500 Assentos
- Serviços Prestados:
Arquitetura / Acompanhamento Da Obra
- Projeto Da Cobertura:
Sbp - Schlaich Bergermann Und Partner